6.11.2009

10 DICAS PARA TRABALHAR SEM STRESS


1- Dar-se bem com as pessoas:
"Empregados que não trabalham estressados nomalmente conseguem trabalhar sem atritos com praticamente todo mundo", disse Mercer. Para isso, veja o que tem em comum com os outros e aja de maneira amistosa com "todo o mundo" do presidente até à faxineira.

2- Seja sempre diplomático e tenha consideração:
Evite agir com raiva ou impaciência, mesmo quando está frustado. "Expressar ira no local de trabalho resulta em retaliação direta ou indireta, o que certamente aumentará o nível de stress", afirmou Mercer.

3- Aprenda o que se espera que você aprenda:
Descubra o que o seu chefe e o chefe do seu chefe esperam de você. "Essas pessoas vão ajudar ou acabar com a sua carreira, e afetam grandemente o seu nível de stress" declarou Mercer. "Agindo dentro das expectativas delas, pode estar um passo adiante e também reduzir a possibilidade de stress".

4- Jogue na equipe do seu chefe e colegas de trabalho:
"Companheiros de equipe valorizam os outros e ficam bem menos frustados do que funcionários rebeldes ou que ficam sozinhos no seu canto", diz Mercer.

5- Faça três elogios por dia no serviço:
"As pessoas adoram receber elogios, e se você as fizer sentir bem com um elogio, elas vão tentar facilitar a sua vida", disse Mercer. "Quando você lhes pedir um favor, elas vão se lembrar do elogio".

6- Estabeleça metas pessoais e relacionadas com o trabalho:
Pessoas estressadas raramente fazem algo para atingir suas metas. Em contrapartida, as pessoas menos estressadas passam mais da metade do seu tempo fazendo coisas que as ajudam a alcançar suas metas a curto e a longo prazo.

7- Faça uma lista de "afazeres" cada dia:
"Todos os dias, antes de sair do trabalho, faça uma relação do que precisa fazer no dia seguinte". Segundo Mercer, esse mínimo de organização pode ajudar a evitar que você se sinta avassalado pelas tarefas.

8- Mantenha sua mesa ou área de trabalho arrumados:
Não estamos nos referindo a obsessão por limpeza. Mercer diz que a sua mesa tem 2,70m por 1,20m e é coberta por papéis, exceto uma área de 0,60cm na sua frente. Ele reserva esse espaço para o serviço do momento.

9- Faça pelo menos um pouco da exercício todos os dias:
Até mesmo uma caminhada de 10 minutos ajuda. "As pessoas reprimem toda a tensão emocional ou o stress em seus músculos", diz Mercer. Com um pouco de exercício pode-se liberar o stress emocional e físico, e conseguir pensar melhor quando tiver que decidir como agir numa situação de pressão.

10- Considere mudar de emprego:
"Se as nove dicas acima não o ajudarem, talvez seja hora de você arranjar um novo emprego", aconselha Mercer. E se tudo o mais falhar, ele diz: Se você não aguenta o calor, saia da cozinha".

por Michael Mercer, Psicológo Industrial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo comentário, espero que volte ao blog para saber de mas informações.