Voces que não tem nenhum conhecimento sobre o assunto Empreendedorismo, conheca agora varias informações que podem ajudar na sua carreira profissional.
Mas o que é Empreendedorismo?
Posso lhe responder segundo Eduardo Bom Ângelo, como sendo a criação de valor por pessoas e organizações trabalhando juntas para implementar uma idéia por meio da aplicação da criatividade, capacidade de transformação e o desejo de tomar aquilo que comumente se chamaria de risco.
Existe dois tipos principais de empreendedor, o corporativo e o externo:
Empreendedor Corporativo é aquele que a partir de uma idéia, dedica-se entusiasticamente em transforma-lá em um produto de sucesso.
Empreendedor Externo é aquele que desenvolve e administra um projeto com foco nas tendências e necessidades do mercado, visando satisfazer determinado público. Ou seja ele busca encantar o seu cliente.
O Empreededor no atual ambiente global e exigido a cada dia por ser dono do seu proprio nariz, ou seja, o empreendedor deve concentrar suas forças no seu proprio negócio com intenção principal de ser diferente do seu concorrente e de atingir os objetivos da organização. Para ser forte, o mercado deve assim exigir do empreendedor varios aspectos ou perfil em destaque abaixo:
- Aceitar e reconhecer erros;
- Questionar o existente;
- Por ser autoconfiante;
- Ser proativo, criativo e curioso;
- Ter perseverança;
- Ser otimista;
- Ser ousado;
- Quebrar paradigmas;
- Elaborar plano de ações;
- Lidar com imprevissões;
- Fazer "Networking" ou seja criar, desenvolver e manter uma rede de contatos informais;
- Por indentificar e avaliar as oportunidades existentes;
- e agilizar o processo decisório.
- Faça o trabalho que for necessário para que seu projeto dê certo, indepedentemente de sua função ou cargo;
- Compartilhe os créditos do sucesso;
- Lembre-se que é preferível erra pela ação do que pela omissão;
- Venha trabalhar a cada dia querendo ser demitido;
- Peça conselho antes de pedir recursos;
- Siga sua intuição a respeito das pessoas, trabalhe com os melhores;
- Prepare-se antes de divulgar sua idéia;
- Nunca aposte em uma corrida se não estiver participando;
- Seja verdadeiro com suas metas, mas realista sobre os meios para atingí-las;
- Seja compromissado com seus superiores, a organização e seus patrocinadores.
Referências Bibliograficas
DORNELAS, José Carlos. Empreendedorismo Corporativo. Rio de Janeiro, Campus, 2003.
BOM ÂNGELO, Eduardo. Empreendedor Corporativo. Rio de Janeiro, Campus, 2003.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigado pelo comentário, espero que volte ao blog para saber de mas informações.